Especialista da Motorola dá dicas de como cuidar melhor da bateria do celular


Uma das dúvidas mais frequentes do usuário é sobre o comportamento de recarga. Você já deve ter visto por aí especialistas sugerindo que o ideal é fazer pequenas cargas durante o dia ou esperar a bateria estar quase no fim para realizar uma recarga completa, mas tirar pouco antes de chegar a 100%. De acordo com o executivo da Motorola, cada um pode fazer como achar melhor, mas há uma maneira considerada ideal.
Todos os smartphones da Motorola oferecem durabilidade e qualidade, então o consumidor pode tanto usar a bateria até o fim, quanto deixar conectado após o carregamento completo"", garantiu. ""Cada usuário tem um perfil, então o momento correto para carregar vai depender de cada usuário, mas para um melhor aproveitamento do smartphone, é válido carregar o aparelho quando ele estiver com a bateria baixa, indo até o 100% de carga"", completou Masuchette.



Crédito: SulBR Distribuidora


E o tal ""efeito memória""?


Outra dúvida comum é que as baterias ficariam “viciadas” ao receberem cargas com muita frequência. Quanto a isso, não há com o que se preocupar, de acordo com o executivo. “Com o avanço da tecnologia, atualmente as baterias dos smartphones estão cada vez mais avançadas e seguras e não possuem o efeito memória que existia em muitas baterias antigas”, garantiu. Ou seja, não tem porque se preocupar em tirar o aparelho da tomada antes ou até mesmo logo depois de chegar aos 100%. O importante é ter carga suficiente para você usar sem ter que voltar à tomada logo depois. “Como focamos em atender a todos os diferentes perfis de consumidores, não é necessário se preocupar com o momento e por quanto tempo o smartphone ficará carregando. Mas para uma melhor experiência, é válido carregar o aparelho quando ele estiver com a bateria baixa, concluindo até a carga total”, repetiu o executivo. As baterias de lítio usadas atualmente são totalmente diferentes das antigas baterias de níquel-cadmo dos celulares nos primórdios da telefonia móvel. Aquelas, sim, ficavam “viciadas” e pediam carga mesmo que ainda tivessem bastante autonomia. Atualmente, você pode fazer pequenas cargas sem problema, e também não precisa mais realizar aquela primeira carga longa: é só tirar da caixa e usar normalmente. O que acontece agora é que há um processo natural de perda de carga conforme o seu aparelho fica mais velho, mas isso é uma questão química e não tem o que fazer para evitar.